Estamos numa época em que, por causa dos avanços tecnológicos, estamos sempre conectados virtualmente e muitas dessas conexões virtuais acontecem por meio das Redes Sociais. Hoje é normal encontrar alguém com perfil no Facebook, Whatsapp, Instagram, Snapchat, YouTube, etc. Nessas redes as pessoas publicam um pouco de tudo que tem a ver com suas vidas, mas o que acontece é que muitas dessas publicações podem afetar a auto-estima de quem as vê.
Todos nós temos algo que só por um simples olhar mexe com nosso emocional. É exatamente isso que acontece nas redes sociais, a vida do meu "amigo" é sempre melhor que a minha. O seu amigo viaja e estuda nos melhores lugares, tem o melhor emprego, as melhores roupas, e isso automaticamente mexe com o teu psicológico levando a pensar que a sua vida, se comparada com a do teu amigo, é pouco interessante, que não é de nada.
Nas redes sociais vemos uma constante batalha para ver quem é mais feliz que quem. As pessoas sempre tendem a mostrar o seu lado "perfeito", elas não mostram o que realmente são mas sim o que elas gostariam de ser e que os outros vêem nelas desejariam. Isso acontece porque nós seres humanos queremos sentir-nos aceites pelos outros, queremos estar dentro dos padrões estabelecidos, queremos sentir o nosso ego massageado.
Vemos nos posts casais felizes, de bem nos seus relacionamentos mas que na vida real não existe tanto amor que tanto se publica; Famílias felizes e unidas mas que na vida real muitos não se falam e vivem um inferno dentro de casa; Pais que postam fotos com última roupa de grife enquanto têem filhos passando fome em casa e vice-versa e muitos outros casos que na verdade são mais ilusão que realidade.
Então isso significa que eu não posso publicar eu que eu gosto? Claro que pode. Afinal de contas quem não gosta de ver suas fotos com muitos likes e partilhas? Quem não gosta de ver seus status ou vídeo com muitas visualizações? Não que seja algo mau, o que nós precisamos ter é bom senso e moderação, não precisamos nos expôr constantemente. Você não precisa provar para ninguém que você é realmente feliz, porque pessoas realmente felizes pouco se preocupam com o que os pensam delas.
E você que as vezes ao entrar nas redes sente-se mal por nuncar ter ido no lugar X ou não tem a coisa Y ou não sabe fazer a coisa X, não se sinta diminuído por tal, não é que sua vida seja menos interessante que a dos outros. Para evitar tais sentimentos prefira estar offline faça outras coisas que possam distrair sua mente como ler um livro, sair para passear, encontrar-se com amigos para conversar, etc, e você pode até não saber, mas a vezes você é mais feliz do que esses que esbanjam felicidade virtualmente.

Nenhum comentário:
Postar um comentário