No passado dia 25 de Maio comemorou-se o dia de África. Várias são as mensagens que são transmitidas acerca do nosso continente lindo, fértil (em todos os sentidos) e com grande potencial para o desenvolvimento. Nós africanos, crescemos ouvindo a história de que África foi sempre um continente de terceiro mundo, que nunca fomos civilizados e que sempre fomos inferiores que os dos outros continentes, parece que a nossa história apenas começou com a chegada dos colonizadores, que antes disso não tínhamos história, não éramos civilizados. Engana-se quem pensa assim, muitos anos antes dos colonizadores chegarem os povos africanos já tinham suas cidades, suas formas de governo e organização social.
Estudamos também que África apenas era uma forte fonte de escravos, minérios e metais preciosos. Mas há muitas outras coisas que África ofereceu ao mundo, coisas que na verdade iniciaram aqui e não na Europa ou América como muito se tem ensinado e divulgado na mídia. Vejamos alguns exemplos do que a África ofereceu ao mundo:
A Matemática - pelo contrário do que muito se pensa e ensina a matemática surgiu aqui. Estudos feitos recentemente apontam o surgimento da matemática no Egito, mas foram também achados ossos em Libombo, na Swazilândia, que eram usados como objecto de medição e que datam mais de 35000 anos. Foram ainda encontrados ossos na região fronteiriça entre Uganda e República Democrática do Congo que serviam como instrumentos de contagem. Os ossos foram batizados de Libombo e Ishango bones respectivamente, uma prova que a matemática teve o seu início no nosso continente.
A Primeira Universidade do Mundo - é isso mesmo que você leu, a primeira universidade do mundo surgiu em África. A instituição de ensino localizava-se em Timbuktu, atual Mali, e tinha o nome de Universidade de Timbuktu. A universidade não funcionava como nos dias de hoje, mas sim era formada por três mesquitas (que hoje chamaríamos de campus) e era um sistema de ensino coletivo e formal que possuía várias outras escolas que hoje chamamos de faculdades. O foco dos estudos era o Alcorão mas tinham outros cursos como matemática, astronomia, etc.
A Escrita - muito pelo contrário do que se pensa os europeus não trouxeram a escrita para o continente, eles não nos "ensinaram", eles encontraram-na aqui. Por volta de 300 a.C., populações do Sudão inventaram um código de escrita que continha vinte e três letras na qual quatro eram vogais. Vários textos escritos por eles na época perduraram séculos e alguns deles encontram-se no British Museum, na Grã-Bretanha.
A Medicina - muitos dos métodos de tratamento usados pela medicina convencional em todo o mundo foram primeiramente implementados em África, mais concretamente no Egito Antigo. A cirurgia mais antiga de que se tem registo aconteceu por volta de 2750 a.C. Outros métodos medicinais usados na época incluíam as vacinas, autópsia, anestesia, cirurgia cerebral e muitos outros.
O Jazz - quando fala-se da origem do Jazz é que ele surgiu em Nova Orleans nos Estados Unidos, mas na verdade lá foi o culminar do ritmo. Este estilo musical que hoje é uma mistura de ritmos africanos e europeus na verdade surgiu em África quando povos africanos costumavam cantar para celebrar em cerimônias. Tempos depois com a chegada dos colonizadores e a escravatura em África alguns nativos foram levados para às américas e chegando lá mantiveram o costume de cantar em grupo que se ajuntavam aos domingos, o que popularizou o estilo no Estados Unidos entre 1817 e 1843 e no mundo todo.
Esses foram alguns exemplos do que o continente deu ao mundo mas a lista é muito vasta, o continente contribuiu e influenciou em vários outros aspectos como a Arquitetura e Engenharia, a Moda, ritmos musicais como o Blues, Hip Hop, Reggae e Pop e até a primeiras navegações tiveram início aqui. Tudo isso para tentar explicar que o povo africano tem história e ela não começa com colonização, mas que a colonização interrompeu a nossa história e inferiorizou-nos.
Hoje posso falar que muitos países ocidentais desenvolveram graças a exploração e uso mão-de-obra do povo africano, o mundo tem muito que nos agradecer.
Feliz mês do continente Africano à todos os africanos, a todos que se sentem africanos e a todos que tem origens africanas!
PS: África NÃO É um país mas sim um continente composto por 54 países, para quem não sabe.



